Linguística aplicada
baseada no binômio
determinante e
determinado
Data:
24
de julho - Sexta-feira - tarde (14h às 17h30) e noite (19h às 22h)
25
de julho - Sábado - manhã (8h às 12h) e tarde (13h30 às 17h)
Local:
Faculdade
de Tecnologia IPUC - FATIPUC
Av.
Guilherme Schell, 5000 - Centro - Canoas – RS
Certificação:
Com
20 horas/aula, para participantes com frequência acima de 75%.
Investimento:
PROGRAMA
PARA DEBATE
1
- Os dois alvos das determinâncias nos textos;
2
- Que seria um “determinante”;
3
- O determinante máximo dentro de uma frase;
4
– O determinante onipresente;
5
– A fórmula da oração normal;
6
– Os sintagramas que mostram os polos determinante e determinado;
7–
Polos justapostos e sem determinância;
8
- A linguagem do código numérico aplicado em textos;
9
– A forma dos determinantes;
10
– O único determinado quadrimórfico;
11
– As duas formas do determinante máximo;
12
– Os três identificadores sintáticos e seu papel;
13
– O identificador sintático das concordâncias e as suas quatro espécies;
14
– O identificador sintático da colocação;
15
– O identificador sintático da complementação;
16
– O conceito de introdutor de determinantes e suas espécies;
17
– O introdutor bivalente;
18
– Que seria nomenclatura autoexplicativa;
19
– A bifacialidade da boa nomenclatura;
20
– Somente pela via sintática realiza-se a taxionomia exata das palavras;
21
– Que seria sintaxe endovocabular;
22
– Os sufixos criam nova categoria gramatical e os prefixos não;
23
– A sintaxe endovocabular percebida na conjugação verbal;
24
– A abundância de informações propiciadas pelo gráfico do Verbo Diagramado;
25
– Verbos que passam de uma conjugação verbal para outra;
26
– A sintaxe do verbo composto;
27
– Qual o verdadeiro objetivo do acento gráfico nas palavras lusas;
28
– O acento gráfico pode passar uma palavra de uma categoria para outra;
29
– Onde houver sinal de crase há o início de um determinante;
30
– A tradicional crase introdutora possui apenas uma regra;
31
– A modernidade e valor pedagógico da utilização do “software sintagramatical”;
5 comentários:
Legal!
O ensino da língua portuguesa está clamando por soluções pedagógicas mais objetivas e lógicas. Os linguistas, há anos, vêm criticando, com razão, o ensino gramatical tradicional, mas, até então, não tinha sido apresentado um projeto alternativo viável e eficaz.
Os cursos de graduação e de pós-graduação em letras divulgam teorias e didáticas que, postas em prática, muitas vezes não preparam adequadamente o professor para um ensino objetivo, profícuo e lúcido. Em última análise, praticamente todos seguem a tendência de julgar inútil o ensino de gramática e tentam sepultá-lo, em vez de modernizá-lo.
Assim, estamos entregues a uma docência superficial que confia mais no empirismo do que no domínio racional da estrutura dos textos.
Após 40 anos de pesquisas, debates e experiências, o Centro de Estudos Sintagramaticais humildemente apresenta seu projeto, que acredita ser moderno, objetivo, racional e sumamente pedagógico para o domínio e a docência da gramática da língua portuguesa.
O projeto, que sempre está em fase de aprimoramento, chama-se Neopedagogia da Gramática e foi criado pelo professor Francisco Dequi (migre.me/q9bnU), autor da Sintagramática, a partir de 18 teses fundamentais, revestidas de novos enfoques, que realmente levam a compreender as macronormas da estrutura sintática dos nossos textos a partir do binômio determinante/determinado.
Seu objetivo é "levar o aluno a perceber". Para isso, é proposta uma nova nomenclatura gramatical, autoexplicativa, e convenções gráficas chamadas de sintagramas mostram claramente os relacionamentos sintáticos.
http://migre.me/qcsYp
Muito bomm!!!!!
Cadê as fotos do seminário?
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