quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Para praticar - acentuação

Clique na imagem para ampliar:

4 comentários:

Jc Campana disse...

Olá,

Estou com dúvida na linha 9, uma vez que, pela regra da gangorra, existe mais de uma palavra errada.
- Quanto à palavra NOZ, eu não estou bem ao certo da regra das monossílabas, porém penso que a gangorra penderia para a direito;
- Quanto à palavra HULHA, por ter terminação fraca, a tónicidade vai para a VOGAL 2, a gangorra, pois, permaneceria em equilíbrio;
- Quanto à palavra PÓRTICO, a tonicidade, inicialmente, perteceria à VOGAL 2, entretanto a utilização do acento muda a tonicidade para a VOGAL que ele acentua, portanto, a gangorra deveria pender à esquerda;
- Por fim, a palavra PREGO, por ter terminação fraca, a tonicidade é na VOGAL 2, então, a gangorra deveria permanecer em equilíbrio.

Assim exposto, quanto à palavra-gabarito, para fazer sentido, ecolheria HULHA como a errada, formando, assim, a palavra C O N Q U I S T O U

Gostaria de saber se minhas dúvidas estão fundadas ou eu confundi a regra de acentuação.

obrigado

Vanessa Blanco disse...

Olá Jc Campana,

Está correta a sua explicação, provavelmente na hora da edição esquecemos de arrumar a linha 9. Desculpe-nos. Já corrigimos o erro para que você possa refazer o exercício.

Atenciosamente,
Coordenação do CES.

Jc Campana disse...

Não sei se não reparei bem, mas acho que agora todos estão corretos. =)

Jc Campana disse...

palavra-chave: C O N Q U I S T O U