quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sobre o "se" apassivador...

PERGUNTA
"Oi! Dá pra explicar "SE" enquanto voz passiva sintética ou analítica?"

Respondendo a pergunta que a @egalan nos enviou pelo Twitter:

Evellyn Galan

O “se” apassivador que nos propicia a voz passiva sintética somente aparece em orações estruturadas com verbos transitivos diretos. O que parece ser objeto direto é sujeito e com ele o verbo deve concordar. Vejamos alguns exemplos: Examinam-se seus documentos; Controlam-se as entradas e saídas; Comprou-se um carro especial; Devem-se adotar critérios claros.

É interessante notar que esse tipo de sujeito passivo se posta sempre depois do verbo, o que nos leva a pensar que seja objeto direto. Por isso a explicação pode ser formalizada assim: Na voz passiva sintética, aquilo que parece ser objeto direto é sujeito.

No último exemplo, temos o verbo composto com o verbo auxiliar “dever” e o fundamental “adotar”. Ali se aplica a regra que a Neopedagogia da Gramática sempre enfatiza: “Numa forma verbal composta, o verbo auxiliar efetua a concordância verbal e o verbo fundamental recebe os complementos e os advérbios”. Quem conhece a linguagem dos sintagramas adotada pelo CES fica com a visão clara desse mecanismo de concordância e complementação.

É bom não confundir esse SE apassivador com outros SEs. Vejamos alguns: Se ele vier, iremos juntos. (conjunção condicional); Ela não me explicou se iria, ou não. (conjunção integrante); Ela se enganou. (pronome reflexivo). A Sintagramática de nossa autoria traz 27 tipos de SEs, devidamente explicados e acompanhados de exercícios de fixação.

4 comentários:

Anônimo disse...

onde encontro tudo sobre ADVÉRBIO?

Anônimo disse...

Preciso o quanto antes!

CES disse...

Olá estudante,

Temos uma vídeoaula no youtube com toda explicação sobre o advérbio, o qual nomeamos posição 4 da fórmula da oração.
Segue o link com a vídeoaula:
http://www.youtube.com/watch?v=El4lXgrMRyU&feature=player_embedded

Também temos um livro com a explicação completa. No nosso site www.ipuc.com.br/portugues,no meno obras/obras publicadas, você poderá conferir alguns de nossos materiais didáticos.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

Coordenação do CES.

Nane Abreu disse...

Qual o correto? Convide-se o contribuiente... ou convide o contribuinte?