quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ver ou vir...

Pergunta:

Briguei com minha professora porque ela me corrigiu o texto: “Quando o pai ver a minha boa intenção, ele vai me perdoar”. Ela diz que o certo ali é dizer: “Quando o pai VIR a minha boa intenção ...” Eu acho estranho e não entendo o porquê disso. Gostaria de ter a sua opinião. (Tássila)


Resposta:

Tássila,

Realmente soa estranho, mas a professora tem razão. O gramaticalmente correto é dizer e escrever: “Quando o pai VIR a minha boa intenção”. As gramáticas mandam decorar que o futuro do subjuntivo de VER é “quando eu vir, quando tu vires, quando ele vir, quando nós virmos, quando vós virdes, quando eles virem". Melhor é não decorar mas entender por que deve ser vir, vires, etc. A Neopedagogia da Gramática que utiliza o diagrama único para o estudo e domínio de qualquer verbo dá as razões por que deve ser “vir, vires ...”. (Cuidado! “Ver, veres ..." é infinitivo).

Para ficarmos numa justificativa simples, informamos apenas que o verbo VER, no segundo quadro do diagrama ( pret. Perf., pret. M. q. per., futuro do subjuntivo), abandona a sua 2ª. conjugação e passa a seguir fielmente a 3ª. conjungação. Aí está o porquê. O mesmo acontece com outros verbos usadíssimos do nosso português.

Tássila, estudar e dominar o verbo pelo diagrama torna o pesquisador um doutor em verbos. Vale a pena conhecer essa neopedagogia.

Prof. Francisco Dequi

Nenhum comentário: