quinta-feira, 21 de maio de 2009

Deti ou detive?

PERGUNTA:

Prof. Dequi

Eu estranhei, mas não soube explicar por que acontecem estas falhas:

“Eu não me deti nestes detalhes.”

(Luciana)



RESPOSTA:

Luciana, esse tipo de incorreção ocorre no uso de alguns verbos irregulares. Devemos sempre nos lembrar da regra básica para a conjugação de verbos irregulares: “A conjugação de um verbo irregular derivado segue a conjugação do seu primitivo”. Você, por exemplo, jamais diria “Eu já ti dois carros, hoje não tenho nenhum”. Mas diria “Eu já tive dois carros...” Como consequência, é fácil perceber que o correto é dizer “Eu não me detive nestes detalhes.” Não se diz também “Eu não me conti, mas eu não me contive.”


Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
portuguespelaneopedagogia@gmail.com

Nenhum comentário: