segunda-feira, 4 de maio de 2009

Nova maneira de ensinar

Neopedagogia da Gramática é a aplicação de novas técnicas para ministrar aulas de Português. O método utiliza alguns símbolos que ajudam a entender as regras vivas da estrutura e funcionamento da nossa língua. Serve-se dos modernos recursos da informática para explicar melhor os mecanismos gramaticais. Além disso, destaca a regra nuclear de cada conteúdo.

Esta técnica resulta em simplificação do ensino de português e torna muito fácil sua compreensão. Assim, pela Neopedagogia, a acentuação gráfica pode ser assimilada baseada numa única regra; a crase oficial é ensinada em cima de um único fato sintático; As conjugações do verbo são apresentadas num único diagrama; toda a estrutura frasal é mostrada por sintagramas e pelo binômio determinante e determinado; a pontuação é passada aos alunos com a ajuda da sintaxe dos determinantes e determinados ilustrada com os sintagramas; a classificação das palavras é realizada por critérios lógicos com o auxílio da sintaxe. Tudo fica coerente, cristalino e acessível.

A metodologia está em debate nacional através de congressos, fóruns, cursos e seminários. Para os interessados em conhecer essa Neopedagogia da Gramática, no final de julho próximo, o IPUC estará oferecendo o IV Seminário sobre esta matéria. Pormenores podem ser encontrados no site www.ipuc.com.br/portugues.

Dentro de alguns meses, deverá ser autorizado pelo MEC o curso de Letras do IPUC que, dará ênfase ao ensino gramatical pela neopedagogia que foi colocada em debate nacional.

Nenhum comentário: