quinta-feira, 28 de maio de 2009

A linguagem neodidática da sintaxe

BOA NOTÍCIA


O CES e o professor Dequi liberaram os esquemas, os gráficos e os códigos básicos para dominar a linguagem neodidática da sintaxe dos nossos textos. Isto é ótimo, pois ajuda a redigir e/ou interpretar textos bem estruturados.

Inicialmente, vamos apenas mostrar os instrumentos que compõem a linguagem dos sintagramas. Você não deve se assustar com esses gráficos. São símbolos que falam e nós, aos poucos, vamos levá-lo a entender perfeitamente suas informações visualizadas. Por enquanto, fiquemos no desfile desses gráficos. Com eles, podemos fazer você dominar com segurança toda a sintaxe, abrangendo análise de textos, regência, concordância, colocação, pontuação, crase, interpretação objetiva, determinantes e determinados, quadrimorfia dos determinantes, monomorfia do determinado, os líderes das determinâncias e a própria taxionomia (classificação) de todas as palavras inseridas nas frases. Não se assuste com os neologismos. Eles são poucos, úteis e autoexplicativos. Logo, logo eles lhe serão familiares e serão incorporados na sua linguagem gramatical e ajudarão muito a entender a estrutura e o funcionamento dos nossos textos.

Nossa intenção é fazê-lo doutor em sintaxe e no domínio gramatical útil.

Por hoje, fiquemos na apresentação desses instrumentos que denominamos de sintagramas. Na próxima semana, lhe passaremos a demonstração de seu uso e da sua eficiência no fazer entender a estrutura e o funcionamento dos nossos textos.

(Clique na imagem para ampliar)

Um comentário:

Vanessa Blanco disse...

Realmente é uma boa notícia! Somente temos que agradecer ao prof. Dequi e ao CES. Dizem os que já estudaram a sintaxe por esse método que ele ajuda mesmo. Ele faz a gente ver o relacionamento das palavras para formar as frases. Eu quero acompanhar tudo. Acho que vou gostar.