segunda-feira, 4 de maio de 2009

CES – Centro de Estudos Sintagramaticais


O CES é o órgão de pesquisas do Instituto Pró-Universidade Canoense (IPUC). Em 1976, patrocinou o Congresso Constituinte da Carta Magna da Língua Portuguesa que lançou bases para “a busca de uma gramática objetiva e de uma didática moderna”.

Se observado sob o aspecto crítico e criativo, pode-se afirmar que este Movimento Neodidático da Língua Portuguesa tornou-se o mais importante órgão de proposições concretas para a melhoria do ensino da Língua Portuguesa. Questiona o sistema pedagógico com que as gramáticas tradicionais apresentam as normas que regem a estrutura e o funcionamento da nossa língua. E sustenta com ênfase: “A gramática natural da nossa língua não é difícil. Ela apenas está sendo mal passada aos nossos alunos”.

Todos sabemos que criticar é fácil, mas apresentar a melhor solução é que pode não ser comum. O CES e o professor Francisco Dequi, autor dos projetos neopedagógicos não ficam apenas na crítica às gramáticas tradicionais. Apresentam o outro caminho e mostram como ele é objetivo e claro. Levam a dominar os fatos gramaticais importantes por meio de suas macronormas. Aí estão a Carta Magna da Língua Portuguesa, a Sintagramática, o Verbo Diagramado, a Acentuação Objetiva com sua regra única, a Crase com apenas uma macronorma, todas defendidas pelas “18 teses surpreendentes” do livro Neopedagogia da Gramática.

Adentrando mais nos lançamentos do CES, encontramos também novos conceitos das categorias gramaticais, nomenclaturas mais claras e mais objetivas, elucidados por meio de CD-ROMs, de DVDs e de manuais de redação e interpretação de textos que utilizam as teorias neodidáticas podendo ser aplicadas com grandes resultados nas escolas de todos os níveis.

Isso é o CES, órgão de pesquisas do IPUC. Está aí para proporcionar grande ajuda ao nosso estudante. Acompanhe-nos!

3 comentários:

Helenilson P. Silva disse...

A Neopedagogia da Gramática bem que poderia ser ofertada como uma Pós-graduação a distância em todo o Brasil. Muitos estudantes de Letras e até mesmo professores formados deveriam ter acesso como uma Pós-graduação ou uma Extensão Universitária.

Prof. Francisco Dequi disse...

Olá, Língua Portuguesa!

Agradecemos a sugestão. Repassamos a sua mensagem ao professor Dequi.

Equipe CES

Prof. Francisco Dequi disse...

Ótimo! Estamos pensando nisso.