sexta-feira, 15 de maio de 2009

Orações subordinadas e as classificações...

PERGUNTA:

(...)
Nunca consegui entender muito bem as Orações Subordinadas e as classificações. Na época em que estudei este assunto na escola, além de não entender o assunto, não entendia por que era necessário estudá-lo. Aliás, havia vários assuntos que eu não sabia bem por que estudar.
Enfim, será que é possível postar alguma explicação sobre estas orações?

Obrigada,
Raquel



RESPOSTA:

Raquel,

Sua participação no blog (pode ser aportuguesado: blogue) é importante e nos traz satisfação.

Quanto à sua dúvida, pode-se dizer que essa sua dúvida é geral. Isso acontece porque o sistema tradicional tenta passar esse domínio por caminhos ineficientes, quase sempre feitos para serem decorados. A neopedagogia prefere levar a perceber. E o melhor meio de levar a compreender é o que explica tudo a partir da fórmula da oração – método introduzido pelo Centro de Estudos Sintagramaticais (CES). Os manuais neopedagógicos mostram as quatro formas de adjetivar, de adverbiar (circunstanciar) e de complementar nomes e verbos. Utiliza basicamente o binômio determinante e determinado. O determinante, que possui quatro formas, sempre será termo subordinado.

Enfim, o estudo com base nas quatro formas dos determinantes, por ser lógico e natural, leva a entender a subordinação e o porquê da classificação da oração como subordinada. Trata-se de um conteúdo importante, mas, para ser útil ao redator e ao intérprete, deve ser passado de outra forma e não como faz o ensina tradicional que é e se torna improdutivo.

Este estudo sintático é muito interessante, mas não é possível passá-lo em poucas páginas. A neopedagogia mostra tudo através de um processo evolutivo bem claro através da Sintagramática, da Redação por Recomposição e da Interpretação Objetiva – tudo baseado na fórmula da oração e na dinâmica dos polos determinantes e determinados mostrados nas quatro formas em que os complementos, a adjetivação e a adverbiação se apresentam nos textos.

Dominar a sintaxe, ou seja, a estrutura e o funcionamento dos nossos textos é essencial para elaborar escritos claros e corretos. Este conhecimento nos dá condições de escrever sem erros de regência, colocação, concordância, pontuação e da famosa crase, principalmente parágrafos coerentes. O importante é que se ensine o domínio sintático como preparação para escrever com clareza e/ou para interpretar com segurança as mensagens emitidas ou recebidas. O ensino tradicional parece não estar focado nessa direção.

Um comentário:

Silvânia disse...

Amei essa explicação!, como faço para ter acesso aos manuais neopedagógicos?