terça-feira, 16 de junho de 2009

DIAGRAMA

A Neopedagogia sugere, para o estudo de qualquer verbo da Língua Portuguesa, a utilização de “diagrama único”. Ele é fruto de longos estudos e testes realizados em mais de três décadas para aprimoramentos. Os participantes de um seminário neopedagógico sobre os verbos batizaram-no como “minilaboratório para estudo e comparação dos verbos regulares e irregulares da nossa língua”. O verbo pode ser fragmentado e suas peças derramadas sobre o diagrama e ... cada morfema se coloca no seu “quadrículo”. Convidamos o estudioso internauta para que conheça e teste pessoalmente a validade deste gráfico singular para perceber a localização das anomalias dos verbos irregulares. Para ajudá-lo a utilizar, dentro de alguns dias, lhe passaremos um rápido vídeo.

Para colaborar com os estudiosos ou neopedagogos da gramática, o CES e o autor estão liberando a impressão e utilização do DIAGRAMA. Qualquer professor pode imprimi-lo e utilizá-lo em sala de aula, à vontade. Ele foi estruturado na forma quadriculada e na forma simples e linear. A quadriculada mostra com mais clareza a localização das irregularidades.

Após assistir ao vídeo, imprima o DIAGRAMA numa folha e preencha-a com o verbo CABER. Depois, relate o que você percebeu na sua conjugação.

Clique nas imagens para ampliar:

7 comentários:

Unknown disse...

Por que o particípio termina em D em vez de DO?

Comunicação Empresarial disse...

Considera-se apenas o "D" como sufixo denotador de particípio e não o "DO", visto que o "o" final é desinência instrumento de concordância. Veja: Eu fui amado, ela foi amada, nós fomos amados ou nós fomos amadas, onde fica claro que esse "o" é desinência e que realmente efetua concordâncias.

Nos particípios irregulares (ou eruditos) terminados em "TO" igualmente esse "o" final é desinência. (Fui aceito, elas foram aceitas...).

Anônimo disse...

Preciso do diagrama do verbo haver. Obrigada

Anônimo disse...

Como faço para baixar o diagrama muy gracias

Prof. Francisco Dequi disse...

Olá, Anônimo!
Seguem os links para baixar o diagrama:

http://4.bp.blogspot.com/_J0Dxkql4zgs/S968ZpCZKcI/AAAAAAAAARE/Xo2klkO-ET8/s1600/DIAGRAMA+grande03.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_J0Dxkql4zgs/SjjdtKm4dwI/AAAAAAAAACw/CE8IlTz2LWA/s1600-h/DIAGRAMA+grande02.jpg

Agradecemos o interesse.

Equipe CES

ECOIDEALISTAS disse...

Bom dia,

Muito obrigado! Estou começando nessa carreira ardua, e foi de grande importancia esse diagrama para o estudo holistico dos verbos.

Cordialmente, Atualpa Filho.

Anônimo disse...

Vou testar, sou formada na área mas sempre me bato na regência verbal. Obrigada.