terça-feira, 9 de junho de 2009

Conjunções coordenadas explicativas e ...

PERGUNTA:

"Boa tarde, Prof. Dequi.

Eu o acompanho pelo Twitter e gosto bastante das dicas dadas.
Portanto, envio, por meio deste, uma dúvida sobre a utilização das conjunções coordenadas explicativas e das subordinadas adverbiais causais.
Não sei muito bem quando utilizá-las.

Obrigado."

(Enviada por Julio Cezar Campana Filho)



RESPOSTA:

Sr Julio Cezar Campana Filho

As dúvidas que você tem sobre as conjunções coordenativas explicativas e das subordinativas adverbiais causais são comuns a qualquer estudioso que segue a linha da gramática tradicional. Ela não é clara nessa distinção. A Neopedagogia não adota essa orientação. Ela vê, nesses dois casos, clara subordinação, pois vislumbra entre os dois relacionamentos os polos de determinante e determinado. Trata-se de uma matéria que vou tratar mais adiante quando os estudiosos internautas tiverem dominado com segurança a linguagem dos sintagramas.

Por enquanto, para não deixá-lo sem resposta, posso dizer-lhe algo pela linha tradicional, de forma superficial: Se, na primeira oração você tiver o verbo no imperativo, a oração com conjunção será “coordenada explicativa”. Ex.: Não faça isso, que (ou porque) você vai se incomodar. Ali não se verifica ideia clara de CAUSA, mas a de uma explicação. Já, no texto “Não fiz isto porque ia me incomodar”, a ideia de CAUSA parece estar nítida. No primeiro exemplo, temos oração coordenada explicativa. No segundo, oração subordinada adverbial causal.

Para a Neopedagogia, nos dois textos, há subordinação, pois, em ambos, uma oração está a serviço de outra, seja explicando, seja expressando causa.

Prof. Francisco Dequi


Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
portuguespelaneopedagogia@gmail.com

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