segunda-feira, 18 de maio de 2009

Esquema da acentuação - Para debate nacional

Para debate nacional! O CES e o professor Dequi estão liberando o esquema de toda a neopedagogia da acentuação, com alguns exemplos, a fim de colaborar com os estudantes brasileiros e provocar um debate nacional...
(Clique para ampliar)

Vídeo explicativo sobre este esquema:


Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
portuguespelaneopedagogia@gmail.com

6 comentários:

Maurício disse...

Sempre tive dificuldade para acentuar as palavras, agora vejo que é porque nos fizeram decorar regras. Achei muito legal a teria do Professor Dequi. Enfim consegui compreender a tonicidade nata das palavras e agora posso acentuar cada palavra sem medo de errar. Obrigado pela ajuda!

Carla Pitter disse...

Achei um pouco complicado para enxergar o cartaz no fundo, mas isso não prejudicou o vídeo. É bem interessante essa teoria. Estarei de olho pra ver o que posso tirar de proveitoso.

André Luiz disse...

fantástico. nunca tinha visto desse ponto. observo o quanto somos torturados com a gramática.

Anônimo disse...

Professor, esses vídeos são excelentes e têm me ajudado muito no estudo do Português! Este novo método de estudo é realmente incrível.
Tenho uma dúvida, porém, com as palavras "xiita" ou "paracuuba", onde a acentuação é na vogal 2, porém de acordo com o Novo Acordo Ortográfico elas não recebem sinal gráfico. Como ficaria a explicação de acordo com a Neopedagogia? Muito obrigada!

Prof. Francisco Dequi disse...

Olá, Anônimo!
Agradecemos o elogio e o contato. Repassamos a sua mensagem ao professor Dequi.

Equipe CES

Prof. Francisco Dequi disse...

Anônimo



Sobre a inexistência do acento gráfico em “xiita” e em “paracuuba” no VOLP, temos a dizer que se trata de uma falha do próprio Novo Acordo Ortogoráfico, pois, tanto pelas regras oficiais de acentuação gráfica, como pela Acentuação Objetiva, essas palavras deveriam ter diacrítico. Há ali hiatização como em “saúda” e em “saída”. Pela Acentuação Objetiva, a tonicidade deslocada deveria ser marcada pelo acento gráfico. Assim o Novo Acordo transgride a lógica posta pela Neopedagogia e, o que mais lamentável, desobedece às suas próprias normas oficiais. Que fazer??? Eis a questão.

A solução é escrever errado mesmo (xiita e paracuuba), pois é um erro oficializado.

Prof. Dequi