quarta-feira, 27 de maio de 2015

XI Seminário sobre Neopedagogia da Gramática

Linguística aplicada baseada no binômio
determinante e determinado



Data:
24 de julho - Sexta-feira - tarde (14h às 17h30) e noite (19h às 22h)
25 de julho - Sábado - manhã (8h às 12h) e tarde (13h30 às 17h)

Local:
Faculdade de Tecnologia IPUC - FATIPUC
Av. Guilherme Schell, 5000 - Centro - Canoas – RS

Certificação:
Com 20 horas/aula, para participantes com frequência acima de 75%.

Investimento:
R$ 50,00, por meio de boleto bancário impresso no site www.ipuc.edu.br/portugues



PROGRAMA PARA DEBATE

1 - Os dois alvos das determinâncias nos textos;
2 - Que seria um “determinante”;
3 - O determinante máximo dentro de uma frase;
4 – O determinante onipresente;
5 – A fórmula da oração normal;
6 – Os sintagramas que mostram os polos determinante e determinado;
7– Polos justapostos e sem determinância;
8 - A linguagem do código numérico aplicado em textos;
9 – A forma dos determinantes;
10 – O único determinado quadrimórfico;
11 – As duas formas do determinante máximo;
12 – Os três identificadores sintáticos e seu papel;
13 – O identificador sintático das concordâncias e as suas quatro espécies;
14 – O identificador sintático da colocação;
15 – O identificador sintático da complementação;
16 – O conceito de introdutor de determinantes e suas espécies;
17 – O introdutor bivalente;
18 – Que seria nomenclatura autoexplicativa;
19 – A bifacialidade da boa nomenclatura;
20 – Somente pela via sintática realiza-se a taxionomia exata das palavras;
21 – Que seria sintaxe endovocabular;
22 – Os sufixos criam nova categoria gramatical e os prefixos não;
23 – A sintaxe endovocabular percebida na conjugação verbal;
24 – A abundância de informações propiciadas pelo gráfico do Verbo Diagramado;
25 – Verbos que passam de uma conjugação verbal para outra;
26 – A sintaxe do verbo composto;
27 – Qual o verdadeiro objetivo do acento gráfico nas palavras lusas;
28 – O acento gráfico pode passar uma palavra de uma categoria para outra;
29 – Onde houver sinal de crase há o início de um determinante;
30 – A tradicional crase introdutora possui apenas uma regra;
31 – A modernidade e valor pedagógico da utilização do “software sintagramatical”;


5 comentários:

Anônimo disse...

Legal!

Anônimo disse...

O ensino da língua portuguesa está clamando por soluções pedagógicas mais objetivas e lógicas. Os linguistas, há anos, vêm criticando, com razão, o ensino gramatical tradicional, mas, até então, não tinha sido apresentado um projeto alternativo viável e eficaz.

Os cursos de graduação e de pós-graduação em letras divulgam teorias e didáticas que, postas em prática, muitas vezes não preparam adequadamente o professor para um ensino objetivo, profícuo e lúcido. Em última análise, praticamente todos seguem a tendência de julgar inútil o ensino de gramática e tentam sepultá-lo, em vez de modernizá-lo.

Assim, estamos entregues a uma docência superficial que confia mais no empirismo do que no domínio racional da estrutura dos textos.

Após 40 anos de pesquisas, debates e experiências, o Centro de Estudos Sintagramaticais humildemente apresenta seu projeto, que acredita ser moderno, objetivo, racional e sumamente pedagógico para o domínio e a docência da gramática da língua portuguesa.

O projeto, que sempre está em fase de aprimoramento, chama-se Neopedagogia da Gramática e foi criado pelo professor Francisco Dequi (migre.me/q9bnU), autor da Sintagramática, a partir de 18 teses fundamentais, revestidas de novos enfoques, que realmente levam a compreender as macronormas da estrutura sintática dos nossos textos a partir do binômio determinante/determinado.

Seu objetivo é "levar o aluno a perceber". Para isso, é proposta uma nova nomenclatura gramatical, autoexplicativa, e convenções gráficas chamadas de sintagramas mostram claramente os relacionamentos sintáticos.

Anônimo disse...

http://migre.me/qcsYp

Anônimo disse...

Muito bomm!!!!!

Anônimo disse...

Cadê as fotos do seminário?