segunda-feira, 25 de julho de 2016

XII SEMINÁRIO SOBRE A NEOPEDAGOGIA DA GRAMÁTICA


Nos dias 23 e 24 de julho de 2016, ocorreu o “XII Seminário sobre a Neopedagogia da Gramática”. Desta feita, os debates versaram sobre a Tese Genérica da Neopedagogia da Gramática. Para facilitar a compreensão da proposta, a tese foi dividida em 20 miniteses, exatamente como o professor Francisco Dequi apresentou na Academia de Ciências de Lisboa, em maio recente. Neste conclave, realizado em Canoas e organizado pelo Curso de Letras da FATIPUC, foram analisadas as 20 miniteses com a participação de professores da instituição, bem como dos professores visitantes. Os alunos de Curso de Letras contribuíram palestrando sobre as miniteses. A seguir, vamos propiciar e ilustrar algumas participações.
 

Alceu Vanzing apresentou o roteiro a ser seguido no seminário. Mostrou que a base seria as miniteses apresentadas no recente Colóquio sobre a língua portuguesa nos dias de hoje, ocorrido em Lisboa, na ACL.
  

Prof. Francisco Dequi é convidado a relatar o debate de 2015 bem como o recente de maio de 2016, quando expôs os tópicos da Neopedagogia da Gramática. Destacou que as descobertas expostas impressionaram pelo ineditismo de algumas teses nunca dantes vistas e que estão tão presentes na nossa gramática viva.


Um público seleto e ativo se fez presente e muito contribuiu para os bons debates.

Júlio Cesar Larroyd de Barros apresentou as miniteses: "As quatro concordâncias" e "Oração nominal e verbo elíptico".

Prof. Cliceu Laibida apresentou o trabalho sobre a questão do gênero. 


O Professor Warley de Oliveira Rosa, sempre admirador do Verbo Diagramado, fez um paralelo do Verbo Diagramado com a Teoria da Relatividade e equiparou a teoria do tempo e do espaço exposta pelo grande cientista do passado.


Prof. Dequi responde a questionamentos, principalmente, sobre a “regra áurea” e mostrou que apenas dois verbos não seguem a regra áurea exposta por Dequi.


No encerramento, prof. Fabiano mostra o volume e o peso da tese da Neopedagogia da Gramática que está em debate nacional e internacional.


 




 


 


 

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