Nos
dias 23 e 24 de julho de 2016, ocorreu o “XII Seminário sobre a Neopedagogia da
Gramática”. Desta feita, os debates versaram sobre a Tese Genérica da
Neopedagogia da Gramática. Para facilitar a compreensão da proposta, a tese foi
dividida em 20 miniteses, exatamente como o professor Francisco Dequi
apresentou na Academia de Ciências de Lisboa, em maio recente. Neste conclave,
realizado em Canoas e organizado pelo Curso de Letras da FATIPUC, foram analisadas
as 20 miniteses com a participação de professores da instituição, bem como dos
professores visitantes. Os alunos de Curso de Letras contribuíram palestrando
sobre as miniteses. A seguir, vamos propiciar e ilustrar algumas participações.
Alceu Vanzing apresentou o roteiro a ser seguido no
seminário. Mostrou que a base seria as miniteses apresentadas no recente
Colóquio sobre a língua portuguesa nos dias de hoje, ocorrido em Lisboa, na ACL.
Prof. Francisco Dequi é convidado a relatar o debate de 2015
bem como o recente de maio de 2016, quando expôs os tópicos da Neopedagogia
da Gramática. Destacou que as descobertas expostas impressionaram pelo
ineditismo de algumas teses nunca dantes vistas e que estão tão presentes na
nossa gramática viva.
Um público seleto e ativo se fez presente e muito contribuiu
para os bons debates.
Júlio Cesar Larroyd de Barros apresentou as miniteses: "As quatro concordâncias" e "Oração nominal e verbo elíptico".
Prof. Cliceu Laibida apresentou o trabalho sobre a questão do gênero.
O Professor Warley de Oliveira Rosa, sempre admirador do
Verbo Diagramado, fez um paralelo do Verbo Diagramado com a Teoria da
Relatividade e equiparou a teoria do tempo e do espaço exposta pelo grande
cientista do passado.
Prof. Dequi responde a questionamentos, principalmente, sobre
a “regra áurea” e mostrou que apenas dois verbos não seguem a regra áurea exposta por Dequi.
No encerramento, prof. Fabiano mostra o volume e o peso da
tese da Neopedagogia da Gramática que está em debate nacional e internacional.
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