terça-feira, 30 de junho de 2009

OUTRA BOA NOTÍCIA

O Centro de Estudos Sintagramaticais (CES) tem como projeto preparar palestrantes para ministrar cursos, seminários ou simples palestras sobre conteúdos da Neopedagogia da Gramática. Os conteúdos básicos deste novo método, realmente neopedagógicos, versam sobre:

1. Acentuação Objetiva – 20 horas-aula;
2. Verbo Diagramado - 50 horas-aula;
3. Sintagramática – 200 horas-aula.

Após serem atendidos os REQUISITOS estabelecidos, será emitido o respectivo CERTIFICADO DE CONFERENCISTA SOBRE A NEOPEDAGOGIA DA GRAMÁTICA, com as cargas horárias de estudos, exercícios, debates e testagens perfazendo os totais de horas-aula indicados.

O documento será patrocinado pelo Centro de Estudos Sintagramaticais, órgão de pesquisas do IPUC. Embora a instituição mantenha onze cursos técnicos oficiais, dois cursos superiores autorizados pelo MEC e Ensino fundamental e Ensino Médio, devidamente autorizados, o CERTIFICADO em foco terá caráter de curso livre. Entretanto, esse documento comprovará real conhecimento da matéria, porquanto seguirá rigorosamente os requisitos pré-estabelecidos.

PRÉ - REQUISITOS:

1. Dominar plenamente o conteúdo escolhido através de frequência a cursos ministrados por conhecedores da Neopedagogia e portadores do respectivo certificado;

2. Ter acompanhado todos os debates nacionais realizados pelas comunidades virtuais, via Internet;

3. Ter realizado todos os testes avaliativos colocados nessas comunidades virtuais para evitar frustração na visita ao IPUC na realização das provas definitivas, antes da emissão do Certificado. (Portanto, somente compareça ao IPUC quando dominar com toda a segurança um ou todos os conteúdos acima citados).

4. Comparecer pessoalmente no IPUC, com data marcada, para realizar prova presencial definitiva sobre o conteúdo escolhido.

5. Não há prazo fixo para dominar o conteúdo escolhido e prestar as provas propostas, no IPUC. Cada interessado pode se programar de acordo com suas disponibilidades.


OBSERVAÇÃO: Há muitas instituições interessadas em ouvir um conferencista credenciado sobre a Neopedagogia da Gramática. Na sua cidade, o neopedagogo da gramática poderá fazer suas promoções para debater e difundir a Neodidática da Língua Portuguesa.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

A Quadrimorfia dos Determinantes - Parte 02

ESTUDIOSOS INTERNAUTAS

Na aula anterior, passamos a vocês as quatro formas de determinar nomes e verbos. É a famosa “Quadrimorfia dos Determinantes”. Mas os polos essenciais na estrutura da oração, igualmente, têm sua morfologia. A *posição 1* da fórmula da oração (a cadeira do sujeito) adota também a “quadrimorfia”. Assim a posição 1 (a do nome-sujeito) pode ser ocupada por uma palavra, por um grupo nominal, por uma oração reduzida, ou por uma oração desenvolvida. Por outro lado, a *posição 2* da fórmula da oração sempre será ocupada por um verbo na forma SIMPLES ou COMPOSTA. A neopedagogia não vê qualquer utilidade no ensino do predicado classificado como predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal. A posição 2 da fórmula (o determinante máximo da estrutura oracional) é simplesmente classificada como VERBO SIMPLES ou VERBO COMPOSTO. No decorrer de nossos debates, mostraremos a praticidade e utilidade desta simplificação. Hoje, fiquemos ainda nas quadrimorfias.

terça-feira, 23 de junho de 2009

A Quadrimorfia dos Determinantes - Parte 01

ESTUDIOSOS INTERNAUTAS

Dando prosseguimento ao nosso DEBATE sobre a Neopedagogia da Gramática, vamos ver a quadrimorfia dos determinantes dos nossos textos. Sabe-se que, quando falamos ou escrevemos, DETERMINAMOS *nomes* e *verbos* com termos em forma de palavra, grupo nominal, oração reduzida, ou oração desenvolvida. O conteúdo se refere à TESE 1 da Neopedagogia da Gramática. “Quadrimorfia dos Determinantes” trata das quatro formas que a língua nos coloca à disposição para complementar, adjetivar ou indicar circunstâncias na arquitetura dos nossos textos. O vídeo e os exemplos deixarão clara essa assertiva fundamental. Vamos acompanhar:

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Canoas 70 anos, 70 livros no + Canoas

Saiu no + Canoas (encarte da Zero Hora e do Diário Gaúcho) de hoje, 19 de junho de 2009.

Clique na imagem para ampliar.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Explicação sobre o diagrama

Estudiosos Internautas

Conforme planejamos e prometemos, estamos lhes passando via internet, uma rápida explicação, com áudio, sobre o diagrama. Evidentemente, o tempo de 10 minutos é exíguo demais para dar uma ideia clara da utilidade e praticidade deste gráfico considerado minilaboratório para estudar e dominar qualquer verbo, seja ele regular ou irregular.

Esta rápida demonstração não esgota a riqueza de informações que o diagrama possibilita. Ele realmente “leva a perceber” a regularidade e as anomalias dos nossos verbos propiciando a sua localização e classificação ... Oportunamente, vocês terão ensejos de acessar essas informações mais completas. Por enquanto, fiquemos nisso. Bom proveito.

Praticando a neopedagogia da acentuação gráfica - 01

O competidor que, por primeiro, registrar, no TWITTER, a resposta correta receberá, pelo Correio, um livreto com toda a acentuação explicada pela neopedagogia.
Clique para ampliar:

Clique para ampliar:


Respostas: 1C; 2A.

terça-feira, 16 de junho de 2009

DIAGRAMA

A Neopedagogia sugere, para o estudo de qualquer verbo da Língua Portuguesa, a utilização de “diagrama único”. Ele é fruto de longos estudos e testes realizados em mais de três décadas para aprimoramentos. Os participantes de um seminário neopedagógico sobre os verbos batizaram-no como “minilaboratório para estudo e comparação dos verbos regulares e irregulares da nossa língua”. O verbo pode ser fragmentado e suas peças derramadas sobre o diagrama e ... cada morfema se coloca no seu “quadrículo”. Convidamos o estudioso internauta para que conheça e teste pessoalmente a validade deste gráfico singular para perceber a localização das anomalias dos verbos irregulares. Para ajudá-lo a utilizar, dentro de alguns dias, lhe passaremos um rápido vídeo.

Para colaborar com os estudiosos ou neopedagogos da gramática, o CES e o autor estão liberando a impressão e utilização do DIAGRAMA. Qualquer professor pode imprimi-lo e utilizá-lo em sala de aula, à vontade. Ele foi estruturado na forma quadriculada e na forma simples e linear. A quadriculada mostra com mais clareza a localização das irregularidades.

Após assistir ao vídeo, imprima o DIAGRAMA numa folha e preencha-a com o verbo CABER. Depois, relate o que você percebeu na sua conjugação.

Clique nas imagens para ampliar:

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Páginas da Neopedagogia da Gramática...

Estudiosos Internautas

Como havíamos programado, estamos ainda preparando vocês para entender bem a linguagem dos sintagramas junto com a fórmula da oração e do código numérico da sintaxe ministrada pela Neopedagogia. Prometemos passá-los em três etapas: por cartelas resumidas, por vídeos elucidativos e pelo envio das páginas da Neopedagogia da Gramática que trazem algumas demonstrações.

Hoje chegou a vez de darmos as de demonstrações sucintas para o uso desses instrumentos em cima de textos singelos. Estas páginas vão sem áudio. Procure entender bem a sua linguagem e tenha sucesso no assimilar toda a sintaxe pela neodidática da língua portuguesa.

Acesse aqui o documento: http://viewer.zoho.com/docs/vK1cV

Ou, baixe-o em formato PDF: Download

terça-feira, 9 de junho de 2009

Conjunções coordenadas explicativas e ...

PERGUNTA:

"Boa tarde, Prof. Dequi.

Eu o acompanho pelo Twitter e gosto bastante das dicas dadas.
Portanto, envio, por meio deste, uma dúvida sobre a utilização das conjunções coordenadas explicativas e das subordinadas adverbiais causais.
Não sei muito bem quando utilizá-las.

Obrigado."

(Enviada por Julio Cezar Campana Filho)



RESPOSTA:

Sr Julio Cezar Campana Filho

As dúvidas que você tem sobre as conjunções coordenativas explicativas e das subordinativas adverbiais causais são comuns a qualquer estudioso que segue a linha da gramática tradicional. Ela não é clara nessa distinção. A Neopedagogia não adota essa orientação. Ela vê, nesses dois casos, clara subordinação, pois vislumbra entre os dois relacionamentos os polos de determinante e determinado. Trata-se de uma matéria que vou tratar mais adiante quando os estudiosos internautas tiverem dominado com segurança a linguagem dos sintagramas.

Por enquanto, para não deixá-lo sem resposta, posso dizer-lhe algo pela linha tradicional, de forma superficial: Se, na primeira oração você tiver o verbo no imperativo, a oração com conjunção será “coordenada explicativa”. Ex.: Não faça isso, que (ou porque) você vai se incomodar. Ali não se verifica ideia clara de CAUSA, mas a de uma explicação. Já, no texto “Não fiz isto porque ia me incomodar”, a ideia de CAUSA parece estar nítida. No primeiro exemplo, temos oração coordenada explicativa. No segundo, oração subordinada adverbial causal.

Para a Neopedagogia, nos dois textos, há subordinação, pois, em ambos, uma oração está a serviço de outra, seja explicando, seja expressando causa.

Prof. Francisco Dequi


Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
portuguespelaneopedagogia@gmail.com

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Linguagem dos Sintagramas e do Código Numérico - videoaula 02

ESTUDIOSOS INTERNAUTAS

Como havíamos previsto e anunciado, o vídeo sucinto da linguagem dos sintagramas e do código numérico, teria que ser feito em duas etapas, pois o tempo limite, no YOUTUBE, é de dez minutos.

Portanto, aqui vai a complementação do vídeo que instrumentaliza o estudioso internauta para que possa entender as explicações da gramática natural e útil ministrada pela Neopedagogia que tem como lema “LEVAR A PERCEBER”.

Gostaríamos de deixar claro que nossa preocupação inicial é a de prepará-lo para que possa entender bem as futuras aulas sobre a estrutura e funcionamento da nossa língua passadas por técnicas modernas e visualizadas. Assim, cremos que a neopedagogia da acentuação foi dada e já podemos responder às consultas por meio desse método; a linguagem dos sintagramas está sendo transmitida paulatinamente, pois esta é mais ampla e rica; nos próximos dias, encaminharemos também o DIAGRAMA que serve para estudar e entender todos os verbos da nossa língua.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Promoção para os nossos seguidores no Twitter - 3

ATENÇÃO: PROMOÇÃO EXCLUSIVA PARA OS NOSSOS SEGUIDORES NO TWITTER.

As palavras a seguir estão escritas corretamente. No dicionário, estão escritas assim.
Numerando as vogais da direita para a esquerda, coloque, nos parênteses, o número que localiza a vogal tônica de cada palavra. Depois, no parêntese maior abaixo, escreva a sequência dos números que você escreveu nos parênteses menores. O competidor que, por primeiro, registrar, no TWITTER, a sequência correta receberá, pelo Correio, um livreto com toda a acentuação explicada pela neopedagogia.

Circuito (___)
Novel (___)
Reptil (___)
Fluido (___)
Sai (___)

sequência: (__________)






RESPOSTA: A resposta correta é circuito (3), novel (1), reptil (1), fluido (3), sai (2).
Sequência: ( 31132 ).

terça-feira, 2 de junho de 2009

Linguagem dos Sintagramas e do Código Numérico - videoaula 01

Caros estudiosos internautas

Para facilitar o domínio sintático pela Neopedagogia da Gramática, precisamos levá-los a entender a Linguagem dos Sintagramas e do Código Numérico convencionado pelo CES. Passaremos esses instrumentos em três etapas:

1. Por cartelas super-resumidas;
2. por vídeos elucidativos;
3. e pelo envio das 20 páginas extraídas da obra Neopedagogia da Gramática.


O vídeo será transmitido em duas etapas, pois necessita de 20 minutos de gravação (10 min + 10 min).

Como gostamos de incentivar os que desejam realmente entender, pela neopedagogia, a estrutura e o funcionamento da nossa sintaxe, alertamos que o domínio da mencionada linguagem é fundamental. Com ela podemos analisar orações e períodos bem como estruturar atividades informatizadas e realizar competições das mais variadas formas. Tudo levará a uma aprendizagem segura e bem fundamentada. Vale a pena conhecer e utilizar essa linguagem sucinta e visualizada!

Videoaula: Linguagem dos Sintagramas - PARTE 01