quarta-feira, 20 de julho de 2011

Comparação - Tradicional e Neopedagógico - Frase 120 à Frase 129 (Orações Coordenadas)

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COMPARAÇÃO


Três razões nos levam a realizar as próximas aulas e os correspondentes exercícios endereçados aos nossos amigos estudiosos internautas: mostrar a objetividade e a clareza da neopedagogia; deixar os nossos sequazes em condições de responder a qualquer questão de vestibular ou de concurso público; deixá-los cada vez mais seguros sobre o domínio gramatical em qualquer situação. Vamos direto ao desfile:

IV.                   Para completar a classificação de orações constituintes de períodos compostos, façamos a análise sintática por meio da neopedagogia e pelo sistema tradicional de orações coordenadas. Já que a primeira oração sempre será coordenada assindética (sem conectivo), classifiquemos apenas a segunda, a sublinhada:


  • 120. João abriu a escola e acendeu todas as luzes dos corredores.


  • 121. Naquele dia, João não abriu a escola nem mandou um substituto.

  • 122. Certamente, João irá à escola ou comunicará seu impedimento.

  • 123. Ora os alunos criticavam o professor, ora o aplaudiam com entusiasmo.

  • 124. Lá, ou entre pelos fundos, ou acesse a despensa pela janela.

  • 125. O Diretor não se fez presente, mas mandou um representante.

  • 126. Vera apresentou-se com os olhos vermelhos, portanto deve ter chorado.

  • 127. Não grites tão forte, que podes assustar os filhotes.

  • 128. Vejo aqui as marcas de seus sapatos, logo ela deve ter passado por aqui.

  • 129. Este candidato preencheu a ficha, no entanto não pagou a taxa exigida.

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