quarta-feira, 27 de julho de 2011

Correção - Prova - Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática

Prova do Curso de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática
Correção




                   I PARTE DA PROVA
           
DEDICATÓRIA

1. Aos grandes gramáticos da nossa língua que nos
     deixaram belas obras para excelentes consultas;

2. aos indispensáveis críticos que, com suas
      observações, fundamentadas ou não, forçaram-
      -me a deixar claras as minhas convicções
      neopedagógicas;

3. aos que, a partir de 1976, passaram a plagiar a
      estrutura e o conteúdo deste projeto sem
      mencionar minha autoria, por ser eu pequeno;

4. às instituições oficiais que, ante a ousadia do meu
      projeto neodidático, mostraram temor de levá-lo
      ao debate;

5. a toda minha família que muito sentia a privação
      do meu convívio nas horas deste meu labor;

6. a todos, minha homenagem.


        I PARTE DA PROVA

            Uma aluna do Pós-graduação da FATIPUC fez  uma macroanálise da DEDIDCATÓRIA do obra Neopedagogia da Gramática. A pós-graduanda ateve-se numa visão global, genérica, externa deste minúsculo texto. Para isso focou-se apenas no verbo principal que ali ela o percebeu elíptico. Aproveitando o “gancho” da colega, adentremos agora em cada “parágrafo” numerado de 1 a 6, para realizar alguma microanálise – mais interna (sem esgotá-la). Assim, vamos responder a algumas questões que nos parecem curiosas e pertinentes ao nosso curso: (Marque somente a verdadeira)

  1. Em cada parágrafo (de 1 a 5), aparece um “que”. Você diria que esses cinco “quês” são:
a)      conjunção integrante nominativa
b)      conjunção adverbial consecutiva
c)      partícula expletiva (assintagma)
d)      pronome relativo introdutor de oração adnominal

  1. Os cinco “quês” introduzem:
a)      oração nominal (substantiva)
b)      oração adnominal (adjetiva)
c)      oração adverbial
d)      não é introdutor

  1. Todos os “quês” mencionados são:
a)      complemento verbal com o código 3 e emite seta integrante
b)      pronome predicativo com o código 3 pós-verbo de ligaão
c)      conjunção e marca-se com o código zero
d)      ocupa a posição 1, a do nome-sujeito

  1. O determinante em forma de oração desenvolvida, introduzido por um desses “quês”, determina uma palavra de outra oração. No parágrafo 1, a oração introduzida por “que” determina:
a)      língua
b)      nossa
c)      aos
d)      gramáticos

  1. O determinante em forma de oração desenvolvida, introduzido por um desses “quês”, determina uma palavra de outra oração. No parágrafo 2, a oração introduzida por “que” determina:
a)      aos
b)      críticos
c)      indispensáveis
d)      observações

  1. O determinante em forma de oração desenvolvida, introduzido por um desses “quês”, determina uma palavra de outra oração. No parágrafo 3, a oração introduzida por “que” determina:
a)      aos
b)      estrutura
c)      autoria
d)      partir

  1. O determinante em forma de oração desenvolvida, introduzido por um desses “quês”, determina uma palavra de outra oração. No parágrafo 4, a oração introduzida por “que” determina:
a) oficiais
b) às
c) ousadia
d) instituições

  1. O determinante em forma de oração desenvolvida, introduzido por um desses “quês”, determina uma palavra de outra oração. No parágrafo 5, a oração introduzida por “que” determina:
a)      privação
b)      família
c)      toda
d)      minha

    9. No parágrafo 6, temos quatro palavras fisicamente presentes. Numerando-as com o código numérico sintagramatical, qual sequência numérica você consideraria correta?
                  a) 5 – 3 – 0 – 3
                  b) 0 – 5 – 5 – 2
                  c) 0 – 3 – 5 – 3
                  d) 3 – 3 – 5 – 5

    10. O verbo principal de todo o texto, embora elíptico, rege e tem um complemento apreposicionado (objeto direto) e diversos preposicionados coordenados entre si. Quantos núcleos de objeto indiretos (complementos verbais preposicionados coordenados entre si) temos desse verbo regente elíptico?
                  a) 4
                  b) 5
                  c) 3
                  d) 6


QUESTÕES ADICIONAIS

No mesmo texto, em cada linha, sublinhamos uma palavra ou um conjunto de palavras. Dê seu papel sintático escrevendo o código numérico correspondente ao que está destacado:

DEDICATÓRIA

Aos grandes gramáticos da nossa língua que nos                     (   )
deixaram belas obras para excelentes consultas;                      (   )

aos indispensáveis críticos que, com suas                                (   )
observações, fundamentadas ou não, forçaram-                      (   )
-me a deixar claras as minhas convicções                                (   )
neopedagógicas;                                                                     (   )

aos que, a partir de 1976, passaram a plagiar a                       (   )
estrutura e o conteúdo deste projeto sem                                (   )
mencionar minha autoria, por ser eu pequeno;                         (   )

às instituições oficiais que, ante a ousadia do meu                    (   )
projeto neodidático, mostraram temor de levá-lo                     (   )
ao debate;                                                                              (   )

a toda minha família que muito sentia a privação                      (   )
do meu convívio nas horas deste meu labor;                            (   )

a todos, minha homenagem.                                                (   )





II Parte

            Utilizando o SINTAGRAMATICAL, analisamos alguns termos dos períodos compostos a seguir. Ponderamos principalmente as formas oracionais. Nesta interpretação, utilizamos sintagramas, códigos numéricos, forma dos determinantes, alguns aspectos semânticos. Em cada texto, propositalmente, interpretamos falsamente um dos termos indicados e apontados por A, B, C, D ou E. Identifique-o e sinalize na grade correspondente.








Clique nas imagens para ampliar.

Nenhum comentário: