terça-feira, 19 de julho de 2011

Comparação - Tradicional e Neopedagógico - Frase 110 à Frase 119 (Orações Adjetivas)

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COMPARAÇÃO


Três razões nos levam a realizar as próximas aulas e os correspondentes exercícios endereçados aos nossos amigos estudiosos internautas: mostrar a objetividade e a clareza da neopedagogia; deixar os nossos sequazes em condições de responder a qualquer questão de vestibular ou de concurso público; deixá-los cada vez mais seguros sobre o domínio gramatical em qualquer situação. Vamos direto ao desfile:

III.                   Vejamos algumas orações adnominais (adjetivas). Quando desenvolvidas, elas sempre são introduzidas por pronome (ou adnome) relativo. A neopedagogia, por meio do sintagrama acessório, sempre aponta para o nome a ser determinado por essa oração adnominal. A gramática tradicional não se preocupa em identificar o nome determinado. Menciona esse determinante e não o vincula ao seu determinado. Observe a interpretação neopedagógica e a tradicional:                                         

  • 110. O vizinho xingou o garoto da nossa escola que invadiu o seu quintal.

  • 111. O carro com que esse produto foi transportado é preto.

  • 112. O mapa da cidade pelo qual me orientei estava incorreto.


  • 113. Já prenderam o motorista que danificou a guarita central.


  • 114. O livro em cujas páginas encontramos essa mensagem é novo.


  • 115. Aí está o homem de quem temos boas referências.


  • 116. Os pilares deste prédio, que têm boa base, suportarão muito peso.

  • 117. Rui comprou o imóvel que foi posto em leilão.

  • 118. O que construiu esse monumento também merece reconhecimento.

  • 119. A malária da qual temos receio é a transmitida pelo mosquito do banhado.  

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