Prova do Curso de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática
Correção
I PARTE DA PROVA
DEDICATÓRIA
1. Aos grandes gramáticos da nossa língua que nos
deixaram belas obras para excelentes consultas;
2. aos indispensáveis críticos que, com suas
observações, fundamentadas ou não, forçaram-
-me a deixar claras as minhas convicções
neopedagógicas;
3. aos que, a partir de 1976, passaram a plagiar a
estrutura e o conteúdo deste projeto sem
mencionar minha autoria, por ser eu pequeno;
4. às instituições oficiais que, ante a ousadia do meu
projeto neodidático, mostraram temor de levá-lo
ao debate;
5. a toda minha família que muito sentia a privação
do meu convívio nas horas deste meu labor;
6. a todos, minha homenagem.
I PARTE DA PROVA
Uma aluna do Pós-graduação da FATIPUC fez uma macroanálise da DEDIDCATÓRIA do obra Neopedagogia da Gramática. A pós-graduanda ateve-se numa visão global, genérica, externa deste minúsculo texto. Para isso focou-se apenas no verbo principal que ali ela o percebeu elíptico. Aproveitando o “gancho” da colega, adentremos agora em cada “parágrafo” numerado de 1 a 6, para realizar alguma microanálise – mais interna (sem esgotá-la). Assim, vamos responder a algumas questões que nos parecem curiosas e pertinentes ao nosso curso: (Marque somente a verdadeira)
- Em cada parágrafo (de 1 a 5), aparece um “que”. Você diria que esses cinco “quês” são:
a) conjunção integrante nominativa
b) conjunção adverbial consecutiva
c) partícula expletiva (assintagma)
d) pronome relativo introdutor de oração adnominal
- Os cinco “quês” introduzem:
a) oração nominal (substantiva)
b) oração adnominal (adjetiva)
c) oração adverbial
d) não é introdutor
- Todos os “quês” mencionados são:
a) complemento verbal com o código 3 e emite seta integrante
b) pronome predicativo com o código 3 pós-verbo de ligaão
c) conjunção e marca-se com o código zero
d) ocupa a posição 1, a do nome-sujeito
- O determinante em forma de oração desenvolvida, introduzido por um desses “quês”, determina uma palavra de outra oração. No parágrafo 1, a oração introduzida por “que” determina:
a) língua
b) nossa
c) aos
d) gramáticos
- O determinante em forma de oração desenvolvida, introduzido por um desses “quês”, determina uma palavra de outra oração. No parágrafo 2, a oração introduzida por “que” determina:
a) aos
b) críticos
c) indispensáveis
d) observações
- O determinante em forma de oração desenvolvida, introduzido por um desses “quês”, determina uma palavra de outra oração. No parágrafo 3, a oração introduzida por “que” determina:
a) aos
b) estrutura
c) autoria
d) partir
- O determinante em forma de oração desenvolvida, introduzido por um desses “quês”, determina uma palavra de outra oração. No parágrafo 4, a oração introduzida por “que” determina:
a) oficiais
b) às
c) ousadia
d) instituições
- O determinante em forma de oração desenvolvida, introduzido por um desses “quês”, determina uma palavra de outra oração. No parágrafo 5, a oração introduzida por “que” determina:
a) privação
b) família
c) toda
d) minha
9. No parágrafo 6, temos quatro palavras fisicamente presentes. Numerando-as com o código numérico sintagramatical, qual sequência numérica você consideraria correta?
a) 5 – 3 – 0 – 3
b) 0 – 5 – 5 – 2
c) 0 – 3 – 5 – 3
d) 3 – 3 – 5 – 5
10. O verbo principal de todo o texto, embora elíptico, rege e tem um complemento apreposicionado (objeto direto) e diversos preposicionados coordenados entre si. Quantos núcleos de objeto indiretos (complementos verbais preposicionados coordenados entre si) temos desse verbo regente elíptico?
a) 4
b) 5
c) 3
d) 6
QUESTÕES ADICIONAIS
No mesmo texto, em cada linha, sublinhamos uma palavra ou um conjunto de palavras. Dê seu papel sintático escrevendo o código numérico correspondente ao que está destacado:
DEDICATÓRIA
Aos grandes gramáticos da nossa língua que nos ( )
deixaram belas obras para excelentes consultas; ( )
aos indispensáveis críticos que, com suas ( )
observações, fundamentadas ou não, forçaram- ( )
-me a deixar claras as minhas convicções ( )
neopedagógicas; ( )
aos que, a partir de 1976, passaram a plagiar a ( )
estrutura e o conteúdo deste projeto sem ( )
mencionar minha autoria, por ser eu pequeno; ( )
às instituições oficiais que, ante a ousadia do meu ( )
projeto neodidático, mostraram temor de levá-lo ( )
ao debate; ( )
a toda minha família que muito sentia a privação ( )
do meu convívio nas horas deste meu labor; ( )
a todos, minha homenagem. ( )
II Parte
Utilizando o SINTAGRAMATICAL, analisamos alguns termos dos períodos compostos a seguir. Ponderamos principalmente as formas oracionais. Nesta interpretação, utilizamos sintagramas, códigos numéricos, forma dos determinantes, alguns aspectos semânticos. Em cada texto, propositalmente, interpretamos falsamente um dos termos indicados e apontados por A, B, C, D ou E. Identifique-o e sinalize na grade correspondente.
Clique nas imagens para ampliar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário